Quem Somos

Igreja Presbiteriana do Recreio

Uma comunidade Cristã Protestante, filiada à Igreja Presbiteriana do Brasil, de confissão teológica Reformada, que atua no bairro do Recreio contribuindo com o estabelecimento do Reino de Deus no mundo.

Visão

Ser uma igreja que acolhe as pessoas, aprofunda os relacionamentos, e faz crescer na fé em Cristo.

Missão

Proclamar as boas novas do reino de Deus e formar discípulos de Jesus Cristo, através de ações relevantes e comprometidas com os valores da Bíblia Sagrada.

Em que cremos

(1) Em um só eterno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, que, sendo um em essência, é trino em pessoas. Cremos na existência de um único Deus, eterno e não-criado, mas criador de todas as coisas, que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

(2) Na Bíblia como Palavra inspirada por Deus, tal como foi revelada originalmente, e sua autoridade sobre assuntos de fé e conduta. Cremos na Bíblia Sagrada, em seus 66 livros (39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento), como Palavra de Deus. Entendemos que ela expressa a vontade do Deus Trino, tendo sido escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, e sendo autoridade sobre assuntos de fé e conduta na vida dos que dela se aproximam auxiliados pelo Espírito Santo.

(3) Na criação do universo, e em sua coroação com a criação do ser humano à imagem e  semelhança de Deus. Cremos que o universo é fruto da ação criadora de Deus, que tudo fez bom, coroando suas obras com a formação do homem e da mulher à sua imagem e semelhança.

(4) Na pecaminosidade universal, fruto da queda de Adão, e, como consequência, na sujeição de todos os homens à condenação. Cremos que a humanidade, representada no primeiro casal Adão e Eva, rompeu com a bondade ao deliberadamente pecar contra o Criador, sujeitando toda a raça humana à condenação.

(5) Na libertação do domínio do pecado, pela obra de Jesus Cristo, que com sua vida e morte satisfez a justiça de Deus. Cremos na expressão máxima do amor de Deus pela humanidade através da obra de Jesus Cristo, que com sua vida e morte satisfez substitutivamente a justiça de Deus, possibilitando ao homem e à mulher a libertação do domínio do pecado.

(6) No poder de Jesus Cristo sobre a morte, através de sua ressurreição e ascensão à direita de Deus Pai. Cremos na confirmação do poder de Jesus Cristo sobre a morte, vencendo-a cabalmente ao ressuscitar na manhã do terceiro dia, e estando à destra de Deus, o Pai.

(7) Na justificação do pecado somente pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, mediante ação do Espírito Santo. Cremos que a única forma de um pecador ser declarado justo diante de Deus é pela graça do Pai, por meio da fé no Filho, mediante ação do Espírito. Entendemos que, a menos que a graça salvadora aja no coração do ser humano, este permanece morto em seus delitos e pecados.

(8) No contínuo progresso na vida cristã como resultado da obra de Cristo na vida do que foi justificado pela graça mediante a fé. Cremos que a santificação é a maior evidência da justificação na vida de uma pessoa. Entendemos que aqueles que têm seu coração regenerado pelo Espírito Santo demonstram tal regeneração no contínuo progresso na caminhada de fé, no desejo de honrar a Cristo com sua vida e de encontrá-lo na glória.

(9) Na igreja de Cristo, comunhão dos remidos de todas as épocas e ao redor de todo o mundo, à qual pertencem todos os que crêem e se submetem ao senhorio de Jesus Cristo. Cremos que a transformação gerada pelo Espírito Santo no
coração de indivíduos resgata a consciência da coletividade e desemboca em uma vivência comunitária. Entendemos que Deus chamou um povo para si, que, de todos os tempos e em todos os lugares, vive para refletir a beleza de Cristo em um mundo mau, submetendo-se ao senhorio de Cristo e ao serviço ao próximo.

(10) Na missão da Igreja de perpetuar o ministério de Jesus Cristo, fazendo discípulos e ensinando-os a guardar todas as coisas ordenadas por Ele. Cremos que os discípulos de Cristo foram comissionados por seu Senhor a, debaixo do poder do Espírito Santo, perpetuarem a missão de Deus na história. Entendemos que isso acontece através da vivência e da proclamação do evangelho em sua totalidade.

(11) Na segunda vinda de Jesus Cristo, que resultará na ressurreição dos mortos, vida eterna dos salvos e condenação de todos os que não crêem. Cremos que Jesus Cristo voltará, reinando em poder e glória, julgando vivos e mortos, e que isto resultará em vida eterna para os que foram salvos por sua graça e condenação para os que não creram em sua mensagem.