História

História

 

Nossa história começa com os planos de um casal, desejoso de mudar-se, em 1997,  para o bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Gustavo e Lygia andavam com Deus. E neste caminhar diário, aprendiam diretamente  do Senhor a amar um ao outro e à família que formaram. Desta forma, Deus  preparava-os para o ministério que, naturalmente, viriam a assumir mais tarde:  aconselhamento de casais.

Decidiram que sua casa no Recreio dos Bandeirantes, presente e bênção de Deus,  seria lugar de oração, lugar santo onde se manifestaria constantemente a presença do Senhor e onde proclamariam a salvação através da fé em Jesus. Dedicaram sua casa ao Senhor dos impossíveis e iniciaram, assim, seu trabalho missionário.

O amor ensinado por Deus há muito já não se limitava aos de fato amados, filhos e netos, mas era transbordante e compartilhado com quem adentrasse a sua casa ou com quem se aproximasse do casal. Com este “amor missionário”, Gustavo e Lygia rapidamente conquistaram a todos os que moravam perto de sua casa, vizinhos que não conheciam a Deus e que necessitavam da pregação da Palavra. Tornaram-se conselheiros de casais mais jovens que se aproximavam deles em busca do equilíbrio e alegria que experimentavam em seu lar.

Assim foi que, em 04/02/1998, se iniciaram reuniões de estudo bíblico e comunhão na residência do casal, sob condução do Pr Aloísio Bacelar. Aproximadamente 24 pessoas compareciam nestas reuniões, muitas delas vizinhos com os quais já haviam compartilhado a palavra de Deus. E como, quando Deus está no comando, os milagres acontecem, a cada encontro, sempre às quartas-feiras, mais vidas ouviam falar de Jesus e Seu amor. Assim “acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2.47)

Logo os participantes dos encontros percebiam que uma vez por semana era pouco para momentos como aqueles. Queriam mais! E debaixo de um novo mover do Espírito Santo, agora não apenas Gustavo e Lygia, mas um grupo de homens e mulheres de Deus, liderados pelo Pr Aloísio Bacelar, sonhava iniciar a Igreja Presbiteriana do Recreio.

O sonho se concretizou e no dia 27/09/1998 era inaugurada a Congregação Presbiteriana do Recreio, inicialmente em espaço alugado na rua Senador Rui Carneiro, nº 270 e, após apenas 3 anos da instalação da igreja, em imóvel adquirido pela congregação na Rua Ernesto Pinheiro, n° 30.

Hoje, em seu vigésimo quinto ano de existência, a então congregação e, desde 06/04/2002, Igreja Presbiteriana do Recreio, pastoreada pelo Rev. Daniel Guanaes, reúne aproximadamente 1000 membros, trabalhando no cumprimento da sua missão e propagação do evangelho de Cristo Jesus.